Feugiat nulla facilisis at vero eros et curt accumsan et iusto odio dignissim qui blandit praesent luptatum zzril.
+ (123) 1800-453-1546

Related Posts

Blog

A importância de uma alimentação saudável e equilibrada

Alimentar-se de forma saudável e equilibrada é essencial para garantir uma boa qualidade de vida. Isto porque, para além de fornecer energia e bem-estar geral, através de uma boa alimentação é possível prevenir e combater doenças, manter o peso corporal saudável e ter um bom desenvolvimento físico e mental.

De modo a garantir os benefícios de uma alimentação saudável e para conseguir fazer as escolhas alimentares mais adequada às suas necessidades (idade, estilo de vida, história clínica) é essencial que procure a ajuda especializada de um Nutricionista, pois este é o profissional de saúde indicado para o auxiliar no processo de aquisição de hábitos alimentares mais saudáveis.

Princípios para uma alimentação saudável:

  • Começar o dia com um bom pequeno-almoço.

A ingestão de um bom pequeno-almoço ajudá-lo-á a carregar energias logo ao início do dia, fornecendo-lhe um aporte de nutrientes essenciais para o organismo. Não se esqueça de consumir produtos lácteos, pão ou cereais e ainda fruta.

  • Fazer 5 a 6 refeições por dia.

Faça várias refeições de forma a não estar mais de 3h30m sem comer, assim, poderá controlar o seu apetite ao longo do dia.

  • Consumir 5 porções de fruta e hortícolas por dia.

Ao longo do dia consuma 5 porções de fruta e hortícolas, por exemplo coma 3 peças de fruta por dia, mais 2 porções de hortícolas na sopa e ainda como acompanhamento do prato.

  • Iniciar sempre o almoço e o jantar com sopa de legumes.

A sopa é um excelente alimento, pelo que deve ser consumido antes da refeição. O seu consumo para além de ser uma mais valia nutricional, promove um aumento da saciedade, controlo do apetite, controla os níveis de colesterol e glicemia sanguíneo e melhora o trânsito intestinal.

  • Optar por consumir mais peixe do que carne, alternando o seu consumo entre o almoço e o jantar.

O peixe é rico em ácidos gordos ómega 3, importantes na redução do colesterol sanguíneo tal como na prevenção de doenças neurodegenerativas. Por isso opte pelo seu consumo em detrimento do consumo de carne, optando pelas carnes brancas (peru, frango coelho).

  • Reduzir o sal e a gordura utilizados na confeção dos alimentos.

Limite o consumo de sal e gordura na confeção e tempero dos alimentos. Opte pela utilização de ervas aromáticas e especiarias.

  • Privilegiar o consumo de alimentos ricos em fibra

Os alimentos ricos em fibra como os cereais integrais, leguminosas e produtos hortícolas são importantes fontes de fibra.

  • Hidrate-se!

Consuma água ao longo do dia, para hidratar convenientemente o seu organismo, as recomendações são de 1,5l a 3l diariamente. Uma boa hidratação previne o aparecimento da fadiga e do cansaço.

  • Comer calmamente e mastigar muito bem os alimentos.

É uma boa forma de controlar o apetite e a quantidade de alimentos que consome.

  • Praticar atividade física diariamente.

Ande pelo menos 10000 passos por dia, ou seja, pelo menos 45 minutos do seu dia deverá dedica-lo à prática de atividade física.

No Comments
Post a Comment
Name
E-mail
Website