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O que é a Integração sensorial?

Segundo Ayres (1972) a integração sensorial é um processo neurológico que organiza as sensações do próprio corpo e do meio que o envolve, permitindo assim um uso eficaz do corpo no meio que o envolve.

O cérebro interpreta e organiza a informação proveniente dos diferentes sistemas sensoriais (audição, visão, paladar, olfacto, tacto), vestibular (movimento), proprioceptivo (consciência corporal) dando-lhe significado e uma resposta motora adequada à situação.

Para a generalidade das crianças o processo de integração sensorial acontece de forma natural durante as suas atividades diárias. Quando tal não acontece o desenvolvimento motor, cognitivo, emocional e comportamental pode ficar comprometido.

Desta forma, enumeramos alguns sinais, que devemos estar alerta, para uma eventual necessidade de intrevenção ao nível da Terapia Ocupacional, para trabalhar o processo de integração sensorial.

Sinais de Alerta:

  • Dificuldades na realização das atividades da vida diária (apropriadas à idade);
  • Dificuldades na alimentação e no sono;
  • Birras constantes ou uma postura demasiado passiva;
  • Dificuldades de atenção e concentração;
  • Dificuldades na aprendizagem (leitura e/ou escrita) e dificuldades na fala;
  • Não tolerar o movimento ou pelo contrário estar sempre em movimento/ter dificuldades em permanecer sentado;
  • Necessitar muito de colo (bebés) para se acalmar;
  • Dificuldades em manusear certas texturas;
  • Necessidade de morder objetos como os lápis ou a roupa;
  • Mostrar pouca reação a estímulos como dor ou temperaturas extremas;
  • Bater contra portas, cair frequente, partir objetos “sem querer” ou ser “desajeitado”;
  • Exercer demasiada força no lápis ou caneta;
  • Andar em bicos de pés;
  • Ter dificuldade em coordenar os braços e as pernas;
  • Dificuldades em aprender competências motoras novas;
  • Dificuldades na participação social.
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