

O que é a Integração sensorial?
Segundo Ayres (1972) a integração sensorial é um processo neurológico que organiza as sensações do próprio corpo e do meio que o envolve, permitindo assim um uso eficaz do corpo no meio que o envolve.
O cérebro interpreta e organiza a informação proveniente dos diferentes sistemas sensoriais (audição, visão, paladar, olfacto, tacto), vestibular (movimento), proprioceptivo (consciência corporal) dando-lhe significado e uma resposta motora adequada à situação.
Para a generalidade das crianças o processo de integração sensorial acontece de forma natural durante as suas atividades diárias. Quando tal não acontece o desenvolvimento motor, cognitivo, emocional e comportamental pode ficar comprometido.
Desta forma, enumeramos alguns sinais, que devemos estar alerta, para uma eventual necessidade de intrevenção ao nível da Terapia Ocupacional, para trabalhar o processo de integração sensorial.
Sinais de Alerta:
- Dificuldades na realização das atividades da vida diária (apropriadas à idade);
- Dificuldades na alimentação e no sono;
- Birras constantes ou uma postura demasiado passiva;
- Dificuldades de atenção e concentração;
- Dificuldades na aprendizagem (leitura e/ou escrita) e dificuldades na fala;
- Não tolerar o movimento ou pelo contrário estar sempre em movimento/ter dificuldades em permanecer sentado;
- Necessitar muito de colo (bebés) para se acalmar;
- Dificuldades em manusear certas texturas;
- Necessidade de morder objetos como os lápis ou a roupa;
- Mostrar pouca reação a estímulos como dor ou temperaturas extremas;
- Bater contra portas, cair frequente, partir objetos “sem querer” ou ser “desajeitado”;
- Exercer demasiada força no lápis ou caneta;
- Andar em bicos de pés;
- Ter dificuldade em coordenar os braços e as pernas;
- Dificuldades em aprender competências motoras novas;
- Dificuldades na participação social.