Nutrição
A Nutrição é uma especialidade que se dedica ao estudo entre os alimentos ingeridos e a doença ou bem-estar do ser humano. Nesta especialidade é efetuada uma avaliação cuidada do estado nutricional e dos hábitos alimentares de cada pessoa e é elaborado e proposto um plano alimentar adaptado a cada situação específica.
Através do aconselhamento nutricional, pode ajudar-se a controlar o peso, a prevenir e tratar doenças ou simplesmente a aprender a ter uma alimentação mais saudável.
O que acontece numa consulta de Nutrição?
Nesta consulta é realizada uma avaliação do estado nutricional de cada paciente, através da recolha da história alimentar, rotinas de exercício físico, medicação atual, avaliação física/antropométrica e definição de objetivos a atingir, para depois se proceder à prescrição de um plano alimentar ajustado às necessidades identificadas.
A elaboração deste plano alimentar é feita de forma personalizada, tendo em conta os dados físicos e clínicos obtidos, as preferências pessoais, horários e hábitos alimentares.
Para além disso, o Nutricionista fornece ainda as ferramentas necessárias para que o paciente consiga cumprir o plano alimentar definido e deste modo, atingir os objetivos a que se propôs.
A quem se destina a consulta de Nutrição?
A consulta de nutrição é indicada para todas as pessoas de todas as idades, que procurem o tratamento adequado para uma patologia específica ou para aquelas que pretendem melhorar o seu estilo de vida, através de uma alimentação mais saudável. É também indicada para algumas situações fisiológicas particulares, como é o caso da gravidez, amamentação e prática desportiva.
Porque devo procurar um Nutricionista?
Hoje em dia, o consumo de alimentos processados tornou-se cada vez mais frequente. Sobretudo, devido à falta de tempo, opta-se por adquirir refeições pré-confecionadas em vez de comprar alimentos frescos para cozinhar. Como consequência deste comportamento, ingerem-se mais corantes, mais conservantes, mais açúcares e outras substâncias.
Tal pode traduzir-se no aparecimento de algumas intolerâncias e alergias alimentares, assim como, outras doenças relacionadas com uma má alimentação (obesidade, diabetes, hipertensão, carências nutricionais, entre outras). Para reverter esta situação, o Nutricionista pode ajudar na reeducação dos hábitos alimentares instituídos e a desmitificar a ideia de que é preciso muito tempo ou gastar muito dinheiro para se ter uma alimentação saudável.
Em que situações o Nutricionista pode ajudar?
- Obesidade e excesso de peso;
- Magreza;
- Diabetes;
- Dislipidemias (níveis elevados de colesterol);
- Hiperuricemia (níveis elevados de ácido úrico/gota);
- Hipertensão arterial;
- Doenças gastrointestinais;
- Doenças auto-imunes;
- Apneia do sono;
- Obstipação;
- Alergias e Intolerâncias alimentares;
- Melhoria do rendimento desportivo.