Feugiat nulla facilisis at vero eros et curt accumsan et iusto odio dignissim qui blandit praesent luptatum zzril.
+ (123) 1800-453-1546

Related Posts

Title Image

Nutrição

Home  /  Especialidades Não Médicas  /  Nutrição

Nutrição

A Nutrição é uma especialidade que se dedica ao estudo entre os alimentos ingeridos e a doença ou bem-estar do ser humano. Nesta especialidade é efetuada uma avaliação cuidada do estado nutricional e dos hábitos alimentares de cada pessoa e é elaborado e proposto um plano alimentar adaptado a cada situação específica.

Através do aconselhamento nutricional, pode ajudar-se a controlar o peso, a prevenir e tratar doenças ou simplesmente a aprender a ter uma alimentação mais saudável.

O que acontece numa consulta de Nutrição?

Nesta consulta é realizada uma avaliação do estado nutricional de cada paciente, através da recolha da história alimentar, rotinas de exercício físico, medicação atual, avaliação física/antropométrica e definição de objetivos a atingir, para depois se proceder à prescrição de um plano alimentar ajustado às necessidades identificadas.

A elaboração deste plano alimentar é feita de forma personalizada, tendo em conta os dados físicos e clínicos obtidos, as preferências pessoais, horários e hábitos alimentares.

Para além disso, o Nutricionista fornece ainda as ferramentas necessárias para que o paciente consiga cumprir o plano alimentar definido e deste modo, atingir os objetivos a que se propôs.

A quem se destina a consulta de Nutrição?

A consulta de nutrição é indicada para todas as pessoas de todas as idades, que procurem o tratamento adequado para uma patologia específica ou para aquelas que pretendem melhorar o seu estilo de vida, através de uma alimentação mais saudável. É também indicada para algumas situações fisiológicas particulares, como é o caso da gravidez, amamentação e prática desportiva.

Porque devo procurar um Nutricionista?

Hoje em dia, o consumo de alimentos processados tornou-se cada vez mais frequente. Sobretudo, devido à falta de tempo, opta-se por adquirir refeições pré-confecionadas em vez de comprar alimentos frescos para cozinhar. Como consequência deste comportamento, ingerem-se mais corantes, mais conservantes, mais açúcares e outras substâncias.

Tal pode traduzir-se no aparecimento de algumas intolerâncias e alergias alimentares, assim como, outras doenças relacionadas com uma má alimentação (obesidade, diabetes, hipertensão, carências nutricionais, entre outras). Para reverter esta situação, o Nutricionista pode ajudar na reeducação dos hábitos alimentares instituídos e a desmitificar a ideia de que é preciso muito tempo ou gastar muito dinheiro para se ter uma alimentação saudável.

Em que situações o Nutricionista pode ajudar?
  • Obesidade e excesso de peso;
  • Magreza;
  • Diabetes;
  • Dislipidemias (níveis elevados de colesterol);
  • Hiperuricemia (níveis elevados de ácido úrico/gota);
  • Hipertensão arterial;
  • Doenças gastrointestinais;
  • Doenças auto-imunes;
  • Apneia do sono;
  • Obstipação;
  • Alergias e Intolerâncias alimentares;
  • Melhoria do rendimento desportivo.

Pedido de Informações