Neuropsicologia
A Neuropsicologia é uma especialidade da Psicologia que se foca no comportamento humano estudando a sua relação com as estruturas e funcionamento do cérebro. Ao analisar qualitativamente o funcionamento do cérebro, a neuropsicologia permite identificar, de forma precoce, alterações no desenvolvimento cognitivo e comportamental, para que se possa posteriormente realizar um diagnóstico e definir qual a melhor intervenção terapêutica a aplicar.
Aborda situações clínicas tão diversas como:
- Quadros neuropsicológicos decorrentes de traumatismos crânio-encefálicos ou de acidentes vasculares cerebrais;
- Despiste de alterações cognitivas (memória, linguagem, atenção, funções executivas);
- Demências (Alzheimer, Parkinson);
- Epilepsia;
- Alterações do comportamento e/ou psiquiátricas;
- Reabilitação cognitiva e comportamental.
A avaliação neuropsicológica é efetuada aplicando uma bateria de testes neuropsicológicos, que permitem avaliar as funções cognitivas e identificar o grau de lesão, e a partir daí elaborar um plano de tratamento adequado.
Estes planos de tratamento são designados de planos de reabilitação neuropsicológica, onde são aplicadas tarefas que reproduzem situações do quotidiano do paciente onde serão reabilitadas as competências para as quais foram demonstrados défices (a perceção, a concentração, a atenção, a memória, o raciocínio e as funções executivas).
Também pode ser útil no acompanhamento do envelhecimento cerebral normal, como medida de prevenção e despiste de problemas e dificuldades futuras.