Terapia Ocupacional
O Terapeuta Ocupacional é um profissional de saúde que atua na prevenção, avaliação e tratamento de problemas de desempenho ocupacional, intervindo ao nível da pessoa, da ocupação e do ambiente. Pretende desenvolver competências, restaurar funções perdidas, prevenir disfunções e/ou compensar funções, através do uso de técnicas e procedimentos específicos e/ou da utilização de ajudas técnicas ou tecnologias de apoio.
No exercício do seu trabalho o Terapeuta Ocupacional avalia as funções sensoriais, percetivas, físicas e sociais do indivíduo, bem como os fatores ambientais que influenciam o seu desempenho nas atividades, identifica as áreas de disfunção e envolve o indivíduo num programa estruturado de atividades significativas de forma a ultrapassar as dificuldades despoletadas pela sua condição de saúde. Deste modo, o Terapeuta Ocupacional tem como finalidade habilitar para a ocupação de forma a promover a saúde e o bem-estar da pessoa.
Em que idades o Terapeuta Ocupacional pode ajudar?
Os Terapeutas Ocupacionais podem atuar em diversas áreas de intervenção e com pessoas de todas as idades.
Qual é o objetivo da Terapia Ocupacional?
O seu objetivo prende-se sempre com a promoção da funcionalidade, autonomia e independência, maximizando o equilíbrio e a adaptação entre o que a pessoa quer e necessita fazer e a sua competência para o realizar, de forma a devolver-lhe a possibilidade de continuar a desempenhar os seus papéis na sociedade.
Principais problemáticas onde pode intervir?
- Crianças e Adultos com Atraso de Desenvolvimento (Atraso global no desenvolvimento psicomotor, Dificuldades de aprendizagem, Perturbação da Hiperatividade e Défice de Atenção, Deficiência Mental, Síndrome de Down, Perturbação do Espetro do Autismo, Paralisia Cerebral);
- Lesões Músculo-Esqueléticas (sequelas de fraturas, Artrite Reumatoide; Tendinites, Lombalgias e Dorsalgias, Artroses, Fibromialgia, Queimaduras);
- Lesões Neurológicas (AVC (Acidente Vascular Cerebral), TCE (Traumatismo Craniano Encefálico), Esclerose Múltipla, Lesões Vertebro-Medulares, Doença de Parkinson, Demências (Demência de Alzheimer).
Como pode o Terapeuta Ocupacional ajudar?
O Terapeuta Ocupacional pode ajudar nas seguintes situações:
- Promoção da autonomia nas atividades da vida diária (alimentação, vestir/despir, higiene pessoal, entre outras);
- Estimulação cognitiva (memória, atenção, concentração, capacidade de resolução de problemas, entre outras);
- Promoção das competências motoras (força muscular, amplitude de movimento, coordenação global, equilíbrio, motricidade fina, destreza manual, entre outras)
- Estimulação sensorial;
- Promoção das competências psicossociais;
- Adaptação do ambiente (identificação das barreiras arquitetónicas em sua casa); – Treino do uso de ajudas técnicas;
- Aconselhamento, elaboração e treino de produtos de apoio.