Feugiat nulla facilisis at vero eros et curt accumsan et iusto odio dignissim qui blandit praesent luptatum zzril.
+ (123) 1800-453-1546

Related Posts

Title Image

Terapia Ocupacional

Home  /  Especialidades Não Médicas  /  Terapia Ocupacional

Terapia Ocupacional

O Terapeuta Ocupacional é um profissional de saúde que atua na prevenção, avaliação e tratamento de problemas de desempenho ocupacional, intervindo ao nível da pessoa, da ocupação e do ambiente. Pretende desenvolver competências, restaurar funções perdidas, prevenir disfunções e/ou compensar funções, através do uso de técnicas e procedimentos específicos e/ou da utilização de ajudas técnicas ou tecnologias de apoio.

No exercício do seu trabalho o Terapeuta Ocupacional avalia as funções sensoriais, percetivas, físicas e sociais do indivíduo, bem como os fatores ambientais que influenciam o seu desempenho nas atividades, identifica as áreas de disfunção e envolve o indivíduo num programa estruturado de atividades significativas de forma a ultrapassar as dificuldades despoletadas pela sua condição de saúde. Deste modo, o Terapeuta Ocupacional tem como finalidade habilitar para a ocupação de forma a promover a saúde e o bem-estar da pessoa.

Em que idades o Terapeuta Ocupacional pode ajudar?

Os Terapeutas Ocupacionais podem atuar em diversas áreas de intervenção e com pessoas de todas as idades.

Qual é o objetivo da Terapia Ocupacional?

O seu objetivo prende-se sempre com a promoção da funcionalidade, autonomia e independência, maximizando o equilíbrio e a adaptação entre o que a pessoa quer e necessita fazer e a sua competência para o realizar, de forma a devolver-lhe a possibilidade de continuar a desempenhar os seus papéis na sociedade.

Principais problemáticas onde pode intervir?
  • Crianças e Adultos com Atraso de Desenvolvimento (Atraso global no desenvolvimento psicomotor, Dificuldades de aprendizagem, Perturbação da Hiperatividade e Défice de Atenção, Deficiência Mental, Síndrome de Down, Perturbação do Espetro do Autismo, Paralisia Cerebral);
  • Lesões Músculo-Esqueléticas (sequelas de fraturas, Artrite Reumatoide; Tendinites, Lombalgias e Dorsalgias, Artroses, Fibromialgia, Queimaduras);
  • Lesões Neurológicas (AVC (Acidente Vascular Cerebral), TCE (Traumatismo Craniano Encefálico), Esclerose Múltipla, Lesões Vertebro-Medulares, Doença de Parkinson, Demências (Demência de Alzheimer).
Como pode o Terapeuta Ocupacional ajudar?

O Terapeuta Ocupacional pode ajudar nas seguintes situações:

  • Promoção da autonomia nas atividades da vida diária (alimentação, vestir/despir, higiene pessoal, entre outras);
  • Estimulação cognitiva (memória, atenção, concentração, capacidade de resolução de problemas, entre outras);
  • Promoção das competências motoras (força muscular, amplitude de movimento, coordenação global, equilíbrio, motricidade fina, destreza manual, entre outras)
  • Estimulação sensorial;
  • Promoção das competências psicossociais;
  • Adaptação do ambiente (identificação das barreiras arquitetónicas em sua casa); – Treino do uso de ajudas técnicas;
  • Aconselhamento, elaboração e treino de produtos de apoio.

Pedido de Informações