Feugiat nulla facilisis at vero eros et curt accumsan et iusto odio dignissim qui blandit praesent luptatum zzril.
+ (123) 1800-453-1546

Related Posts

Title Image

Psiquiatria

Home  /  Especialidades Médicas  /  Psiquiatria

Psiquiatria

A Psiquiatria é a especialidade da Medicina que tem como objetivo a prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação de problemas mentais, emocionais ou comportamentais, sejam eles de natureza orgânica ou funcional, com manifestações psicológicas severas.

A principal meta da intervenção do psiquiatra é o alívio do sofrimento e a promoção do bem-estar psicológico.

Qual é o principal objetivo do tratamento?

O alívio do sofrimento e a recuperação do bem-estar psíquico são os principais objetivos da Psiquiatria. Para os alcançar impõe-se uma avaliação rigorosa, global e integrada do paciente englobando as suas dimensões biológica, psicológica e social.

Em que consiste o tratamento?

O Psiquiatra irá ouvir atentamente os seus problemas, receios e inseguranças e com base nisso irá definir qual o tratamento mais adequado para o seu caso, podendo ele ser de carácter medicamentoso e/ou psicoterapêutico.

Os medicamentos psiquiátricos são uma componente importante dos planos terapêuticos elaborados pelo psiquiatra e na atualidade, existem medicamentos eficazes, seguros, bem tolerados e que não causam dependência. A psicoterapia é também uma das principais ferramentas terapêuticas utilizadas pelo psiquiatra na sua prática clínica.

A Psiquiatria e a Psicologia trabalham de forma complementar, e por este motivo, durante a consulta, o psiquiatra poderá propor o encaminhamento do seu caso para a especialidade de Psicologia.

Onde pode intervir?

Entre as doenças mentais dos adultos mais importantes na área da Psiquiatria estão:

  • Perturbações da ansiedade;
  • Depressão;
  • Doença bipolar;
  • Doenças do comportamento alimentar (bulimia, anorexia);
  • Perturbação obsessiva-compulsiva (POC);
  • Esquizofrenia;
  • Perturbação de pânico;
  • Depressão pós-parto;
Todas as doenças têm cura?

Apesar de muitas doenças psiquiátricas ainda não terem cura, a Psiquiatria e a Psicologia podem amenizar o sofrimento psicológico e aumentar de forma significativa a qualidade de vida da pessoa, facilitando de forma mais rápida e eficaz, o regresso ao desempenho dos seus papéis, em todas as áreas da sua vida.

Pedido de Informações